A NASA anunciou que está pronta a lançar, a 25 de novembro, o maior robot e mais caro jamais construído, para Marte, com o objetivo de tentar encontrar sinais de vida passada. O veículo teve um custo de 2,5 mil milhões de dólares e deverá pousar no Planeta Vermelho, em agosto de 2012, depois de um percurso de 570 milhões de quilómetros.
A primeira foto tirada de 2012
O Curiosity pesa 900 quilos, tem cerca de dois metros de altura e foi testado e instalado no foguetão Atlas V.
O lançamento, do Cabo Canaveral, na Florida, EUA, está previsto para às 10h25 locais, 15h25, em Lisboa.
Segundo a Agência Espacial norte-americana, o Curiosity vai analisar a cratera Gale, durante dois anos, para tentar descobrir vida passada microbiana, no planeta.
Segundo a NASA, com facilidade, Marte pode ter contido a química complexa necessária para criar um ambiente habitável e esta informação ainda permanece lá.
A cratera Gale, situa-se a sul de Marte, onde há uma ampla variedade de solos e o revelo permite o deslocamento do veículo.
A missão tem um custo de 2,5 mil milhões de dólares, cerca de 1,8 mil milhões de euros.
O Curiosity, que é duas vezes maior e cinco vezes mais pesado do que os robôs marcianos precedentes Spirit e Opportunity, está equipado com dez instrumentos científicos, incluindo câmaras de alta definição, laser de longo alcance, uma estação meteorológica e um braço articulado de 2,1 metros capaz de perfurar rocha até seis centímetros.
A Agência Espacial considera que esta nave é um marco na exploração de Marte, que começou em 1976 e que deve culminar com uma missão tripulada, por volta de 2030.
FONTE: metalduro88
0 comentários :
Postar um comentário