PORFIRIA CUTÂNEA
12/08/2012
A porfiria cutânea é uma doença que causa bolhas, excesso de pelos, inchaço e necrose da pele. Pode levar a dentes e unhas avermelhados e depois da exposição à luz solar a urina fica azul, rosa, marrom ou preta. Hoje se pensa que a doença está ligada a muitas lendas de vampiros e lobisomens onde o sofredor era obrigado a viver longe da sociedade por ser confundido com um monstro.
A doença é parte de um grupo de distúrbios conhecidos como porfirias que levam a problemas mentais e físicos devido à superprodução de certas enzimas pelo corpo. O nome da doença vem do grego “porphura” que significa “pigmento roxo”.
- como é tratada -
A forma mais comum de porfiria é a porfíria cutânea tardia, e é a única não hereditária. É o tipo mais fácil de porfíria para se tratar. O tratamento envolve flebotomia, na qual é realizada a remoção de meio litro de sangue a cada 1 ou 2 semanas, e doses muito baixas de cloroquina ou de hidroxicloroquina, para remmover o excesso de porfirinas do fígado. A abstinência alcoólica também é benéfica.
0 comentários :
Postar um comentário